BANDA

ILÚBATA

listen

"ILÚ" é o nome de um instrumento musical africano,da nação ijexá usado nos afoxés deSalvador."Batá" outro instrumento musical de origemiorubá, muito usado na "santaria" em Cuba. Assim o nome,"ILÚ-BATÁ" justifica por si a proposta da banda-raizesda cultura africana que em consequência da conquista dasAméricas,se pôs em fusão com a cultura peculiarindígena e europeia.

Nos últimos séculos da história moderna acultura brasileira se desenvolveu com muita força no Brasil eprincipalmente na Bahia, em Salvador uma cidade eminentementemestiça e conhecida no mundo inteiro por seu poder deexpressão cultural, testemunha da sua históriaardente.

A música, composta por Bira Reisé uma das expressões que mais identificam aevolução da cultura bahiana, o grupo musicalIlú-Batá participa deste processo contribuindo com oresgate histórico de ritmos, estruturas e formas musicais bemcomo instrumentos que juntamente com a OIMBA (oficina deinvestigação musical) vem desenvolvendo inúmerosprojetos.

As atividades da Ilú- Batá se amplia a cada dia ,além de apresentações em festivais, shows edemais encontros do genero a nível nacional, a banda jáse mostrou em eventos internacionais excurcionando em cidades daEuropa, a exemplo do projeto de maõs dados com o Brasil(França, maio a agosto 93) e Bahia de todos os rítmos(julho a setembro de 94).

A banda Ilú-Batá também se empenha narealização de workshop, que visa proporcionar(além do carater lúdico)ao participante umavisão abrangente dos instrumentos musicais afro-brasileiro,dança e música.

aquipode ouvir um trecho

Tem mais amostras com Bira tocando aqui