Projeto para um novo tipo de Rádio

As rádios são de alto valor para quem está trabalhando repetitivo, não tem tempo e/ou dinheiro para escolher a própria música em fita ou disco.

As rádios no mercado têm um pique de aumentar a energia do trabalhador, acelerar, alegrar.

Falta uma rádio para os lugares onde precisa relaxar, considerar, acalmar, curar. Ou seja: Em hospitais, para dormir, em lugares onde o trabalho exige paciência, calma, para fazer fila...

 

Porque este trabalho pinoniero justamente em Salvador?

A musicalidade do brasileiro e especialmente do baiano e altissima. Em nenhum lugar do mundo se investe tanto no som e música é tão presente. O baiano acredita como ninguém na forca da música.

O carnaval e a música Axé ficou tão forte que apagou outros direções. Em nenhum outro lugar, a música de dança e alegria originalmente para festas tomou conta do dia dia. Ela faz bem para a maioria dos cidadãos mas faz mal para as maiorias que não estão conseguido canais para o som diferente que eles precisam.

 

Programação

Música suave, spiritual, 80% instrumental, 20% com letras positivas ou pensativas.:

 

Noticias boas, ou connotato com esperança

Sabemos que acontece muita coisa boa no mundo, mas por alguma razão geralmente só se divulga problemas e crueldades. Quem luta contra depressão, faz um trabalho construtivo ou idealista, precisa ouvir que outras pessoas estão na mesma luta e tem successo, seja na ecologia, paz, cura...

Avisos naquelas horas, que grupos meditam sincronizadas, em volta do mundo.

Precisa saber dos problemas também, mas de preferência com um aspecto de esperança ou até uma concentração/oração para se harmonizar ou melhorar a situação energeticamente.

 

Ensinamentos sobre processos de harmonisação e cura

Especialmente de noite teria espaço para ensinamentos de técnicas para se curar/harmonizar (Yoga...) e meditações guiadas. De dia teria de vez em quando um exercício de relaxamento de uns minutos.

 

Entrevistas com pessoas do ramo

Em geral a palavra deve ser tratado com cuidado pois ela tende a tira o ouvide do equilíbrio interno. Mesmo assim pode ter uma entrevista semanal com pessoas que se investem para fins do crescimento e saúde do mundo.

 

Cuidado com doutrinas

O espaço sonoro de um ambiente com música suave abre os ouvintes e então é o veiculo ideal para executar poder através de palavras (sugestão). Por isto, um cuidado especial em relação a conteúdo religioso ou doutrinário de qualquer tipo: O Rádio tem que permanecer neutro. Os incinamentos tem que se concentrar na técnica e explicar o fundo doutrinário só para entendimento dela. Deve se falar em espíritos e santos sim, num certo contexto. Ignorar estes necessidades do ser humano não resultaria em neutralidade, mas a tolerância e consciência do valor de todos os caminhos espirituais e pessoais tem que manter em todo momento, senão o rádio vai ser rejeitado por certos grupos de crenças (ou ateos) e o rádio pode se meter em campos energeticos muito perigosos.

Um aviso deste tipo devia se pregar na porta da entrada do estúdio!

 

Financiamento

Entende se, que a propaganda como financiamento comum para os rádios tem que ser tratada com muito cuidado. A maioria dos clipes usados nos rádios existentes estragaria o clima totalmente. Então precisa controlar o material sonoro da propaganda e procurar outros caminhos de financiamento.

A maioria dos patrocinadores comuns não deve ser interessado neste rádio, pois ele não vai incentivar o consumo de bebida nem sugerir que produto qualquer pode resolver o problema do ouvide. Mas tem uma série de produtores e instituições que especialmente se interessa por este trabalho:

 

 

Organização

 

Creação do Programa

Um núcleo de jornalistas e músicos e terapeutas interessados discute os conceitos, escolha os colaboradores e controla a execução de e um único coordenador (redator) que terá uma jornada de 40 horas semanais.

Os criadores dos programas são responsáveis pela gravação também. Como o jeito de falar não e dirigido para rapidez e animação no sentido de excitação, a maioria dos textos vai ser lido pelo criador, o que dá mais alma nele também. O criador do programa musical apresenta as músicas ele mesmo ou chamar um apresentador profissional que pregrava as falas todas de vez e o computador insere as falas na hora certa.

 

Estúdio

A operação toda através de um PC Audio (PowerMacintosh ou PC com placa de áudio) reduz espaço e numero de aparelhos/fornecedores... Um dos PC Audio é usado para criar e outro para emitir. Todos os trechos de som (vinhetas/propagandas/noticias) estão guardados em HardDisk ou CD e podem ser chamados cronometrado. Um toca CD carrosel e um gravador de CD basta como fonte de música e arquivo do programa e pode ser dirigido pelo PC também. Assim o numero de técnicos se reduz para um que cuida da manutenção. Durante a noite a programação pode funcionar automático (ou pré-progamado ou repetição do programa da tarde).

No PC Audio da criação os trechos de áudio são gravados e editados e mandados para o PC Audio da emissão. Assim, o jornalista está livre para fazer o seu horário de trabalho e tem todos os recursos de edição e mix na mão.

 

Marketing / Contabilidade

Um gerenciador / publicitário pode executar os conceitos que ele elabora com o núcleo do Rádio para viabilisar a parte financeira.