Giba Conceição

(read the same in English)

 

Nascido na Bahia com um talento para música, Giba tem desenvolvido sua criatividade rítmica desde a adolescência.

Considerado hoje entre os grandes percussionistas, Giba iniciou a sua carreira profissional em 1986 e logo recebeu o troféu Caymmi de músico revelação de 1987.

Seu trabalho tem raízes no profundo misticismo do Candomblé - a religião de tradição africana no Brasil. Seu instrumento de pesquisa e mestria técnica é a Cuíca.

Durante 1994, Giba viajou extensamente pela Europa e EUA com Margareth Menezes e tocou e gravou com muitos dos talentosos artistas brasileiros incluindo Gilberto Gil, Gerônimo e Paulinho da Viola.

Durante os anos de formação, Giba ajudou a fundar grupos de Samba: Samba Fama, Samba Sexta Som, bem como tocou com bandas instrumentais: Grupo Pulsa, Autoreverse e Ilú Batá e bandas de Carnaval.

Em 1996, ele foi convidado juntamente com a banda Zeed Resolution para a tournee brasileira do jamaicano Jimmy Cliff.

Em 2000, Giba apareceu como ator/músico no filme "Sabor da Paixão" ("The Woman on Top") da Fox com direção de Fina Torres e estrelado por Penelope Cruz e Murilo Benicio com a trilha sonora de Tom Jobim.

Em 2001 o músico e produtor Victor Gama convidou Giba para fazer parte de seu importante projeto de pesquisa e gravação "Odantalan". O projeto tinha como objetivo ter acesso a herança cultural e espiritual unindo grandes percussionistas da África e da Diáspora. O projeto ocorreu em Luanda no período Março/Abril 2002 e reuniu Victor Gama (Angola), Kituxy (Angola), Hugo Candelário (Colômbia), Felipe Villamil (Cuba) e Giba Conceição (Brasil), assim como a antropóloga colombiana Ana Arango e o historiador de arte cubano Bárbaro Martinez Ruiz, pesquisando e documentando o Evento, que agora se encontra em um livro e um CD "Odantalan".
O projeto foi uma experiência nova para Giba que tem se interessado muito tempo no processo de pesquisa e investigação da raiz da música percussiva Afro-Brasileira.
"Como Percussionista ir para África é como estar retornando para a barriga da mãe" ele falou.

Em 2001 Giba foi convidado para atuar como assistente do produtor Jota Veloso na direção musical do CD da Igreja do Rosario dos Pretos e como diretor/músico do "Grupo Ofa" (Orchestra de Candomblé).

Giba também trabalhou como professor de percussão na Escola Pracatum de Carlinhos Brown no Candeal de Brotas (2000-2002) e tem desenvolvido workshops na Bahia, Franca, Áustria e New York, explorando os quatro aspectos da percussão brasileira: candomblé, percussão popular, capoeira e bloco afro.

Atualmente ele desenvolve um projeto de Live Looping Music, chamado "Flechas de Fogo" com o guitarrista e inventor Matthias Grob na Bahia. Trata-se de um gênero novo que nasceu do uso da eletrônica para multiplicar frases de instrumentos acústicos, tocados ao vivo. Ainda existem poucos percussionistas no mundo que dominam esta técnica...

 

Email Giba